1966 é um ano decisivo aos Beatles em vários aspectos.
É nesse ano que a banda decide parar de excursionar, também não fazem nenhum filme e
dão-se tempo de fazer trabalhos paralelos. Nesse mesmo ano John Lennon tem seu primeiro
encontro com Yoko Ono. Em 1966 também foi lançado apenas um disco original dos Beatles -
'Revolver', este, que se não for chamado de divisor de águas,
recebe o título de precursor de tudo que viria pela frente. Mas independentemente disso
Revolver fala por si mesmo. É um disco brilhante. Pela primeira vez os Beatles
conseguiram fazer um trabalho com mais folga ( mas não muita ).Revolver não só é um
disco com ótimas canções, como também é o marco da reviravolta de Paul McCartney como
compositor.
Com a falta de um script bom, os Beatles decidiram não rodar nenhum filme no
início de 66. Com isso, desviaram o horário para as supostas filmagens para o estúdio
de gravação. Tiveram mais tempo para experimentar, gravar... e ousar. As gravações
ocorreram entre Abril e Junho deste ano. Os Beatles ainda se encontravam no meio de uma
excursão, mas era clara a insatisfação da banda tocar ao vivo. Eles estavam piorando
como músicos de palco, pois mal se ouviam. Eles... e quem ia assistir aos shows ( naquele
tempo o som que se ouvia nos shows eram das próprias caixas do estádio, ou seja.. nem a
bateria era amplificada, agora junte isso com milhares de adolescentes gritando..)
Apesar de todo vanguardismo de Revolver e devido ao trabalho e trucagens
de estúdio, Os Beatles se tornaram incapazes de tocar alguma música
desse novo disco ao vivo.O grupo só tocava músicas dos discos anteriores.Essa
diferença fez a banda optar por não excursionar mais, e 2 semanas depois do
lançamento de Revolver, os Beatles realizaram seu último show, em 29 de Agosto
no Candelstick Park, San Francisco. Depois
disso tirariam as tão desejadas férias ( as primeiras desde 1962 ). John iria para a
Espanha para filmar ' How I Won The War', Paul trabalharia na trilha sonora de
'The Family Way', George
iria para a India aprender cítara, e Ringo... bom, Ringo iria acompanhar John.
Ao contrário de que se pensa, o título Revolver não tem nada a ver com arma (
apesar de besteiras ditas de que o disco 'Gun' foi chamado de 'Revolver' no Brasil ).
'Revolver' vem de revolver, como um disco.O título original deveria se
chamar 'Abracadabra', mas foi descartado. A capa do disco assinada por Klaus
Voorman, uma amigo antigo dos tempos de Hamburgo ( que mais tarde tocaria baixo em vários
discos de John, George e Ringo ) e entrou no 1º lugar das paradas em 10 de Agosto, onde
ficou por 7 semanas. Na falta de um 2º disco para ser lançado no natal, a EMI optou por
uma coletânea, ' A Collection of Beatles Oldies... But
Goldies', sendo esta, a primeria coletânea oficial.
Numa votação realizada em 1998 pela empresa Virgin, 'Revolver'
foi eleito como melhor disco já lançados, e em 2001, o álbum repetiu esta façanha numa
pesquisa do canal VH-1.
TAXMAN ( Harrison )
Gravada em 21, 22 de Abril, 16 de Maio 1966
Pela primeira vez uma música de George abre um disco dos Beatles. Apesar de
George estar entrando numa fase transcedental, a letra da música fala exclusivamente
sobre impostos e taxas ( que na época levavam um bom pedaço do que os Beatles ganhavam
). George canta, e, ironicamente, apesar da música ser dele, é o baixo de Paul sua
principal característica. Mais irônico também é o fato de Paul tocar a guitarra solo,
e não George.
ELEANOR RIGBY (
Lennon/McCartney )
28, 29 de Abril, 06 de Junho 1966
Escrito quase na sua totalidade por Paul, é a 2ª música dos Beatles a
contar apenas com um componente da banda ( Paul, que realizou a mesma proeza em 'Yesterday'
). A idéia veio de uma vitrine de loja, onde o nome 'Daisy Hawkins'
veio na cabeça de Paul, e mais tarde se transformou 'Eleanor Rigby.' Anos mais
tarde foi descoberto um verdadeiro túmulo com este nome na lápide. Coincidência ou
não, é outro grande sucesso na voz de Paul, lançado no mesmo ano também em
single.
Paul canta e 8 músicos de estúdio tocam as cordas num dos melhores arranjos de George
Martin.
I'M ONLY SLEEPING ( Lennon/McCartney
)
27, 29 Abril, 05, 06 de Maio 1966
Uma das primeiras letras 'viajantes' de John, que a canta. A voz de John foi
acelarada na gravação para ficar com um certo ar transcedental. Outro truque de
gravação foi utilizado para o solo de guitarra. O instrumento foi gravado em cima da
fita ao contrário, e quando esta foi colocada no sentido normal, foi a guitarra que ficou
de trás para frente. Uma grande sacada numa época em que os estúdio tinham pouco a
oferecer. O solo da versão dos discos americanos difere em alguns trechos.
LOVE YOU TO ( Harrison )
11, 13 de Abril 1966
George entra de cabeça na onda hindu. Quase uma translação de um texto
budista, esta música conta apenas com George na cítara e um músico indiano convidado -
Anil Bhagwat na tabla. O contato de George com a cultura oriental influenciaria mais tarde
o encontro dos Beatles com o Maharishi e seu retiro espiritual na Índia. Muitos grupos
usariam a cítara como um instrumento constante nesta época. George canta sua 2ª música
no disco.
HERE, THERE AND EVERYWHERE ( Lennon/McCartney
)
14, 16, 17 de Junho 1966
Uma das mais famosas baladas de Paul e que teve inúmeras regravações. Uma
melodia simples num arranjo simples, mas ambos brilhantes. Paul canta com a voz dobrada e
John e George dão o suporte no backing vocal.
YELLOW SUBMARINE ( Lennon/McCartney )
26 de Maio, 01 de Junho 1966
Talvez a mais famosa música do disco, e que deu chance ao vocal de Ringo
sair da obscuridade. Não dá para imaginar outro Beatle cantando esta música a não ser
Ringo. Composta por Paul e John, esta música teve diversos overdubs de estúdio, como
bolhas, ondas, barulhos de submarino e uma orquestra de naipes ( um luxo de apenas
alguns segundos ). Vários pessoas se juntaram aos Beatles no coro final, como George
Martin, Mal Evans, Neil Aspinall, Geoff Emerick e Patty Harrison. Esta música serviria
mais tarde para o que viria a ser o 4º filme dos Beatles... na verdade um desenho
animado: 'Yellow
Submarine'.
SHE SAID SHE SAID
( Lennon/McCartney )
21 de Junho 1966
Outra música lisérgica de John. baseada num comentário do ator Peter
Fonda durante uma viagem de LSD ( "Eu sei como é estar morto" ). John canta, e
é uma das primeiras experimentações dele em brincar com os compassos da música, saindo
de 4/4 para 3/4. Mais tarde essa seria uma das características de John em músicas como 'All
You Need is Love', 'I Want You' e 'Happiness is a Warm Gun'.
GOOD DAY SUNSHINE
( Lennon/McCartney )
08, 09 de Junho 1966
Quem mora em Londres sabe com é bom cumprimentar o sol. Uma música
otimista de Paul, que canta e toca piano.
AND YOUR BIRD CAN SING
( Lennon/McCartney )
26 de Abril 1966
Outra música misteriosa de John. Apesar de John ter confessado nunca ter
gostado desta música, ela é brilhante. Muito se dá pelo solo em dobro da guitarra de
George. John canta com Paul e George fazendo a 2ª voz.
FOR NO ONE (
Lennon/McCartney )
09, 16, 19 de Maio 1966
Além de Paul, apenas outro Beatle toca nessa balada -
Ringo, na
bateria. Paul por sua vez canta, toca baixo, piano e um cravo emprestado por George
Martin. Alan Civil, um músico da filarmônica de Londres toca o 'French Horn'. Outra
famosa música de Paul, com arranjo de George Martin.
DOCTOR ROBERT (
Lennon/McCartney )
17, 19 de Abril, 06 1966
Composta praticamente por John com uma certa ajuda de Paul, a música fala
de um 'certo´Doutor que receitava certas pipulas' para 'certos
clientes. Nesssa época de drogas, qualquer semelhança não tem nada de
conicidência.
John canta.
I WANT TO TELL YOU
( Harrison )
02, 03 de Junho 1966
O único disco dos Beatles a conter 3 composições de George Harrison ( com
exceção do 'white
album', que é duplo ). George canta e o piano é tocado por Paul.
George possui um certo orgulho do acorde E, com nota em fá, praticamente inventado por
ele e mais tarde copiado por John Lennon em ' I Want You-She´s So Heavy'
GOT TO GET YOU INTO MY LIFE ( Lennon/McCartney
)
08 ,11 de Abril. 18 de Maio, 17 de Junho 1966
Mùsica de Paul inspirada nas músicas negras da gravadora 'Motown'. 5
músicos de estúdios tocam os sopros - Ian Hammer, Les Cordon, Eddie Thornton, Alan
Branscombe e Peter Coe. Paul usaria esta música como abertura de seus shows com o
'Wings'
em 1979. Paul canta.
TOMORROW NEVER KNOWS ( Lennon/McCartney )
06, 07, 22 de Abril 1966
A primeira música a ser gravada para o disco 'Revolver' é também a mais
'revolucionária'. Mais uma viagem psicodélica de John com letra inspirada no livro
tibetano dos mortos. Naquela época Paul e John viviam a busca de sons novos, e numa
brincadeira de picotar e colar aleatóriamente fitas de gravação, conseguiram todos os
efeitos e barulhos que se ouvem durante toda a música. Perceba o clima de transe na
bateria de Ringo, na tamboura e no único acorde em dó que foi a base de toda a música.
A voz de John foi alterada em um speaker Leslie para dar o efeito de um monge falando do
alto de uma montanha.... bom, pelo menos era o que John queria. O fechamento ideal que
abriria o apetite para o disco que viria a seguir: 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club
Band'.
|