THE BEATLES ( WHITE ALBUM )
( Apple )

Produzido por George Martin
Data de lançamento UK -  22 Novembro 1968
Data de lançamento USA -  25 Novembro 1968

Lançamento em CD  -
24 Agosto 1987
1 - BACK IN THE USSR
2 - DEAR PRUDENCE
3 - GLASS ONION
4 - OB-LA-DI OB-LA-DA
5 - WILD HONEY PIE
6 - THE CONTINUING STORY OF
         BUNGALLOW BILL
7 - WHILE MY GUITAR GENTLY  WEEPS
8 -HAPPINESS IS A WARM GUN
9 - MARTHA MY DEAR

10 - I´M SO TIRED
11 - BLACBIRD
12 - PIGGIES
13 - ROCKY RACCOON
14 - DON´T PASS ME BY
15 - WHY DON´T WE DO IT IN THE ROAD
16 - I WILL
17 - JULIA
18 - BIRTHDAY
19 - YER BLUES
20 - MOTHER NATURE´S SON
21 - EVERYBODY´S GOT SOMETHING TO
          HIDE EXCEPT ME AND MY MONKEY
22 - SEXY SADIE
23 - HELTER SKELTER
24 - LONG LONG LONG
25 - REVOLUTION 1

26 - HONEY PIE
27 - SAVOY TRUFFLE
28 - CRY BABY CRY
29 - REVOLUTION 9
30 - GOODNIGHT



Composto basicamente durante o retiro dos Beatles na Índia, o Álbum Branco, como ficou mais conhecido, levou quase 8 meses de trabalho de estúdio. O disco mais diversificado da banda foi também o primeiro indício que o grupo estava se separando. Pelas palavras de John Lennon, 'Era John e a banda, Paul e a banda, George e a banda...'. A constante presença de Yoko e os primeiros problemas com a Apple fizeram deste um disco tenso, Ringo chegou a abandonar o grupo, mas retornou uma semana depois ... obviamente arrependido.

São 30 músicas dispostas em 2 LPs, numa coletânea de vários estilos musicais como Rock'n'Roll, Blues, Reggae, Soul, Country, Pop e mesmo uma colagem avant-garde.  'THE BEATLES' é também o adeus a fase psicodélica da banda e um prelúdio do que seria a música Pop do início dos anos 70. A própria capa, totalmente branca é exatamente o oposto do último disco 'Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band'.

O Álbum Branco  foi o último disco dos Beatles a ser lançado em versão Mono e Estéreo. Há uma variação enorme das duas mixagens, tanto que o disco em mono é 20 segundos mais curto que o estéreo. 

Acompanham o disco um poster com colagens e quatro fotos dos Beatles. O interessante é que uma minuscula foto incluida no poster, que mostra Paul .. pelado, causou mais polêmica do que a foto de John, muito maior e igualmente pelado, atendendo um telefone ao lado de Yoko.

O disco contou com os engenheiros de gravação Chris Thomas, Geoff Emerick ( que mais tarde trabalhariam com o próprio Paul ), Ken Scott e Barry Sheffield. Além das músicas do disco, os Beatles ainda gravaram nestas sessões 'Hey Jude', 'Revolution', ( que seriam lançadas em Single ), 'Not Guilty' ( música de George, não incluida no álbum e regravada em 1979 pelo próprio George em seu disco 'George Harrison' ), 'What´s The New Mary Jane' ( Outra loucura de John, tambem não incluida ). Ambas só seriam lançadas nos anos 90 no disco Anthology 3. Além destas, outras músicas foram compostas, mas só veriam a luz do dia em projetos solos dos Beatles, como 'Jubilee' ( 'Junk', no disco McCartney ), 'Child of Nature' ( ' Jealous Guy', do disco Imagine' ) e ' Circles' ( do disco 'Gone Troppo' ).

O disco foi lançado em Novembro de 1968 e alcançou o 1º lugar no dia 27 do mesmo mês, sendo o 1º álbum duplo a alcançar tal posto e ser o disco duplo de maior vendagem da história ( apesar de ter sido batido em 1977 pela trilha de 'Saturday Night Fever' ). Em 1998, uma versão do CD, com capa dupla contendo o poster e as fotos originais é lançado para comemorar o aniversãrio de 30 anos do álbum.

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BACK IN THE USSR   ( Lennon/McCartney )
Gravada em 22, 23 de Agosto 1968
Música de Paul inspirada claramente no grupo 'Beach Boys'. Composta por Paul, que a canta, toca piano, guitarra e bateria dobrada ( Ringo havia deixado a banda ). John toca baixo e George também um baixo de 6 cordas. John e George acompanham Paul nos 'ooooohs..'

DEAR PRUDENCE  ( Lennon/McCartney )
28, 29, 30 de Agosto 1968
Música de John, inspirada na irmã de Mia Farrow, Prudence, que no retiro da Índia ficava trancada no quarto meditando. Esta música é um convite para ela sair e 'brincar'. Outra música gravada sem a presença de Ringo. Paul toca baixo e bateria, piano e John utiliza pela primeira vez o dedilhado de guitarra que ele aprendera com Donovan ( que seria uma de suas marcas registradas ). 

GLASS ONION  ( Lennon/McCartney )
11, 12, 13 de Setembro, 10 de Outubro 1968
Brincadeira de John em cima daqueles que queriam descobrir significados secretos nas músicas dos Beatles. Muitas referênicas para confundir a cabeça dos Beatlemaníacos, como Strawberry Fields, Lady Madonna, Fixing a Hole, Fool on The Hill e a famosa frase 'Walrus was Paul'. Umas das últimas músicas com apelo psicodélico. Nesta, Ringo está presente e violinos são colocados no final da música. John canta.

OB-LA-DI OB-LA-DA  ( Lennon/McCartney )
03, 04, 05, 08, 09, 11, 15 de Julho 1968
O primeiro Reggae ( pelo menos naquela época ) escrito por Paul. Esta música recebeu duas versões, a primeira, mais acústica, foi descartada, e só apareceria no disco Anthology 3. O grupo Marmalade ( e não os Beatles ) conseguiram notoriedade com uma gravação desta música, alcançando o 1º lugar. Paul canta, toca baixo e piano. 

WILD HONEY PIE  ( Lennon/McCartney )
20 de Agosto 1968
Mais um link do que uma música, é mais uma experiência de Paul no estúdio de gravação. Paul toca todos os instrumentos  nessa faixa de 53 segundos.

THE CONTINUING STORY OF BUNGALLOW BILL   ( Lennon/McCartney )
08 de Outubro 1968
Música de John, gravada em apenas um dia. Uma das últimas bem-humoradas músicas de John no espírito de 67, sobre uma caçada de tigres na Índia. John canta e pela primeira vez, Yoko empresta sua voz a uma frase da canção.  Mauren Starkey ( esposa de Ringo ) ajuda nos vocais. Chris Thomas toca Mellotron e aparentemente o solo de violão da introdução não é feito por nenhum dos Beatles, mas tirado dos arquivos da EMI.

WHILE MY GUITAR GENTLY  WEEPS  ( Harrison )
05, 06 de Setembro 1968
O primeiro grande sucesso de George nos Bealtes. Uma versão acústica fora gravada antes, mas descartada para dar lugar a esta versão mais pop. George canta e toca violão, John toca Órgão Hammond.  O solo de guitarra é de Eric Clapton, convidado por George para amenizar o clima pesado que começava a pintar no estúdio.

HAPPINESS IS A WARM GUN  ( Lennon/McCartney )
24, 25 de Setembro 1968
Música de John, e talvez a mais complicada já gravada pelos Beatles. Inspirada na frase de capa de uma revista de armas, 'Felicidade é uma arma quente', acabou soando como tragédia 12 anos mais tarde. Na verdade a música é uma junção de 3 ou 4 músicas inacabadas, e os Beatles fizeram questão de gravá-la assim como John tocava, sem um compasso definido, passando de 3/4 a 4/4 o tempo todo.

MARTHA MY DEAR  ( Lennon/McCartney )
04, 05 de Outubro 1968
Homenagem de Paul a sua cadela Martha. gravada nos estúdios Trident, é uma faixa no estilo das big bands. Paul  toca piano acompanhado de sopros e violinos.

I´M SO TIRED  ( Lennon/McCartney )
08 de Outubro 1968
Quase uma continuação de 'I´m Only Sleeping'. Música de John, que canta, gravada em um dia só.

BLACKBIRD  ( Lennon/McCartney )
11 de Junho 1968
Outra balada  solo de Paul. Ele canta e toca violão, acompanhado apenas de uma marcação e de um canto de passarinho, tirado das fitas da EMI. 

PIGGIES  ( Harrison )
19, 20 de Setembro, 10 de Outubro 1968
Estranho, depois de 2 anos de músicas com influênicas  indianas ouvir essa musica bem-humorada de George. Mais uma sátira social, A voz de George é alterada em alguns trechos. Chris Thomas toca Cravo, e a única contribuição de John na música é.... o grunhido do porco. Violinos fazem o fundo.

ROCKY RACCOON  ( Lennon/McCartney )
15 de Agosto 1968
Música de Paul, como no seu estilo, conta uma história sobre um sujeito do velho oeste. Composta na Índia, Paul toca violão, John harmônica, George baixo e o piano Honky Tonky é tocado por George Martin.

DON´T PASS ME BY  ( Starkey )
30 de Agosto 1968
Primeira música composta por Ringo num disco dos  Beatles. Ringo canta e toca piano, além da bateria. Aparentemente parte desta música já existia em 1964, mas só foi finalizada para o álbum branco. O violino é tocado por Jack Fallon, músico de estúdio. A versão do disco em mono é radicalmente diferente da versão em estéreo.

WHY DON´T WE DO IT IN THE ROAD  ( Lennon/McCartney )
09, 10 de Outubro 1968
Música de Paul, que toca todos os instrumentos ( experiência que ele adotaria para gravar seu 1º disco, McCartney ). John a considera uma das melhores músicas de Paul, apesar de ter apenas 2 frases, de sentido dúbio.

I WILL  ( Lennon/McCartney )
16, 17 de Setembro 1968
Balada de Paul, que toca violão, com os outros Beatles ajudando na percussão.

JULIA  ( Lennon/McCartney )
03 de Outubro 1968
1º e única faixa solo de John Lennon em toda a história dos Beatles. Uma homenagem a sua mãe, Julia. Apesar de não estar creditada, Yoko ajudou em algumas frases. A última música gravada para o álbum branco, com John cantado e tocando guitarra.

BIRTHDAY  ( Lennon/McCartney )
18 de Setembro 1968
Composta após assistirem a um filme de rock´nroll, esta é uma das últimas músicas genuinamente Lennon-McCartney. Paul e John cantam e Yoko Ono e Pattie Harrison fazem o coro. Paul toca piano.

YER BLUES  ( Lennon/McCartney )
13, 14, 20 de de Agosto 1968
Música 'dolorosa' de John,  que mais tarde levaria este estilo para seu disco 'Plastic Ono Band' e o single 'Cold Turkey'.  John no mesmo ano tocaria esta música no especial dos Rolling Stones 'Rock and Roll Circus'.

MOTHER NATURE´S SON  ( Lennon/McCartney )
09, 20 de Agosto 1968
Composta por Paul na Índia, foi gravada às 3 da manhã, com Paul tocando violão acompanhado por sopros.

EVERYBODY´S GOT SOMETHING TO HIDE EXCEPT ME AND MY MONKEY  ( Lennon/McCartney )
26, 27 de Junho, 01, 23 de Julho 1968
Baseada em um desenho que mostrava John com um macaco nas costas, com a cara de Yoko. Foi originalmente chamada 'Come On, Come On,'... Mas John achou melhor dar-lhe um título maior, e bem maior.

SEXY SADIE  ( Lennon/McCartney )
13, 21 de Agosto 1968
Referência ao Maharishi, que provocou suspeitas de estar dando em cima de Mia Farrow e outras mulheres do grupo de meditação no retiro da Índia. John canta e toca guitarra com George. Paul toca baixo e piano.  Parte da música foi retirada na edição.

HELTER SKELTER  ( Lennon/McCartney )
09, 10 de Setembro 1968
Um dos primeiros 'Heavy Metals' da história e uma das músicas mais pesadas de Paul McCartney. Originalmente a música foi gravada como uma jam de 27 minutos, mas a versão ouvida no disco é outra. Paul canta, John toca baixo e 'tenta' toca saxofone com Mal Evans. A versão em mono da música é quase um minuto menor, e suprime a frase 'I´ve got blisters on my fingers' de Ringo.Esta música causaria polêmica em 1969 por servir de referência a carnificina  ocorrida na mansão de Roman Polansky por Charles Mason.

LONG LONG LONG  ( Harrison )
07, 08, 09 de Outubro 1968
Música de George, que canta, e mais uma com a ausência de John Lennon. O ruído no final da música é uma xícara de chá vibrando sobre um amplificador de guitarra.

REVOLUTION 1  ( Lennon/McCartney )
30, 31 de Maio, 04, 21 de Junho 1968
Na verdade, esta seria a 'Revolution' original, pois foi gravada antes da versão barulhenta ( e mais conhecida ). Eis porque ser chamada de nº 1. John canta, e Paul toca piano, junto com sopros.

HONEY PIE  ( Lennon/McCartney )
01, 02, 04 de Outubro 1968
Outra música Hollywoodiana de Paul, que toca piano e canta. George toca guitarra e John, baixo. Uma pequena orquestra com 15 instrumentos é regida por George Martin.

SAVOY TRUFFLE  ( Harrison )
03, 05, 11, 14 de Outubro 1968
Composta por George, inspirada em uma caixa de chocolates, que seu amigo Eric Clapton adorava ter em casa. Muito que se diz na música são nomes de Chocolates, e há uma referência a música Ob-La-Di, Ob-La-Da. 2 saxes baritonos e 4 tenores fazem os sopros de fundo.

CRY BABY CRY  ( Lennon/McCartney )
16, 18 de Julho 1968
Uma das últimas músicas de John inspirada em Lewis Carrol. John canta e toca violão, e no final, um trecho da música 'Can You Take Me Back' ( das sessões de gravação de I Will ) é incluída.

REVOLUTION 9  ( Lennon/McCartney )
30, 31 de Maio, 04, 06, 10, 11, 20, 21 de Junho 1968
Apesar do título, essa faixa não tem nada a ver com 'Revolution' e 'Revolution 1'. Na verdade é apenas uma colagem de ruídos, fitas ao contrário, comentários sem sentido e muita loucura. Mais John e Yoko do que Beatles, essa faixa com certeza deve ter gerado uma torcidada de nariz de George Martin, assim como os outros Beatles.

GOODNIGHT  ( Lennon/McCartney )
28 de Junho, 02, 22 de Julho 1968
Esta NÃO é uma música de Paul McCartney, e sim de John Lennon. Balada composta para Ringo, não teve nenhuma participação dos outros Beatles. Apenas John  acompanhou a gravação, Ringo canta acompanhado de uma orquestra de 30 componentes, regida por George Martin. Um alívio para os ouvidos,  que sairam da faixa anterior, e um ótimo desfecho para o disco - Boa Noite!