Paulo Back nasceu em 25 de Novembro de 1961, em Florianópolis. Sempre ligado às artes, aprendeu a gostar de música a partir dos discos dos seus irmãos maiores, porém, a falta de um instrumento limitava-o a tocar apenas cornetas de plástico e xilofones de brinquedo que ganhava de natal.

Seu primeiro instrumento  'de verdade'  foi uma gaita de boca, devidamente abandonada por não conseguir tocá-la e cantar ao mesmo tempo. Nessa época, os Beatles  não existiam mais,  e talvez sua lembrança mais remota foi de ter assistido o filme 'Yellow Submarine' no cinema.

Aos  14 anos  começou a tocar violão,  mas logo  descobriu que alguma coisa havia de errado,  pois tocava violão  como se fosse uma guitarra havaiana ( virado para cima ). Foi então que aos 15 anos foi matriculado em um curso de violão, onde seu desespero aumentou ao constatar que suas coleguinhas de 10 anos de idade sabiam mais do que ele.

Foi só com a compra de uma revista intitulada 'Violão/Guitarra Especial Beatles' que ele viu algo de promissor naquele malfadado instrumento. Ao ler a revista, uma febre Beatlemaníaca tomou-o de sopetão, tornando-o a partir daí um músico autodidata e um grande conhecedor  da cultura Beatle,  tendo colaborado com o maior fã-clube do Brasil e tendo hoje uma das maiores coleções do sul do País.

Baseado nos Beatles, seu primeiro grupo, denominado simplesmente 'Hell', não chegou a sair  do quarto de ensaio,  mas  mesmo  assim,  passava as  tardes de sábado com seus amigos ensaiando e fazendo gravações  de músicas próprias, em inglês.

Em 1982, ao saber que o Grupo Expresso estava se formando e precisava de um baixista, apresentou-se  para os ensaios ( mesmo pouco sabendo tocar baixo ), onde permaneceu até 1993, quando o grupo lançou seu último disco.

Foi  também  através desses primeiros  ensaios com o  Expresso que  Paulo conheceu  Robson,  que a partir daí  teriam uma  amizade duradoura  e uma parceria musical como poucas.   Depois disso, tocaram no grupo  Moçambique, onde permaneceu por alguns meses. Em 1986 formaram uma dupla para tocar em bares, apenas com um violão e percussão, até que em 1989, ao surgir a idéia de formar  uma banda,   surgiu uma dúvida:  O que fazer com  2 baixistas num mesmo grupo?  A partir daí Paulo trocou definitivamente o baixo pela guitarra e estava formado o GET BACK.